domingo, 26 de janeiro de 2014

Texto ecológico.



Hei você ai, não fuja é com você mesmo humano munido de inteligência que eu quero falar.
Será que existe alguma relação entre você e a natureza? Será que você é capaz de perceber que precisa respirar ar puro, saciar sua sede com água potável, ter alimento em abundância, e necessita de um ecossistema equilibrado? Se você se deparar com dois caminhos, um sujo, e outro limpo, será que você passará dentro da sujeira? Creio que você escolherá o caminho limpo, não é mesmo? Pois é, essa é a questão. O que você tem feito para manter essas preciosidades dentro do natural?
Se não sabia, fique sabendo, que o autor da criação quando criou praticamente todas as coisas terrestres, Ele achou por bem criar o ser humano, e colocar acima das outras criações sobre a terra, e falou para o humano, que tudo aquilo seria para ele usufruir, e se cuidasse das outras criações, o único favorecido seria o próprio humano, pois teria sempre conservado, e em abundancia.
Com o passar do tempo, o humano esqueceu completamente as ordens do seu criador, e achou por bem trocar a palavra cuidar, para lucrar, mudando a frase, cuida e serás beneficiado, para, lucra e serás beneficiado.
Com a individualidade, o eu, a falta de amor, a ganância, e a sede de poder, o que se vê hoje, é cada vez mais a fauna e a flora sendo destruída. Aquele ar puro incolor, inodoro, passou a ser um ar com diversas cores, e diversos odores, dependendo do tipo de poluente jogado na atmosfera. A água então, nem se fala. Aquela água cristalina realmente sem cheiro, sem cor, sem gosto, e que nos dá vida, ficou praticamente extinta.
Vemos na prática que se ficar um tempo sem chover, o ar que enche nossos pulmões, fica comprometido com diversos poluentes. Ainda quando afastados dos grandes centros onde há alguns pedacinhos de florestas, se esforçando ao máximo para nos fornecer um pouco de oxigênio, nos aliviamos um pouquinho de tamanho calor. Já nos grandes centos, se ficar dois dias sem chover, ai seu moço, as coisas ficam pretas, a tal ponto que nossas narinas ardem, nossos olhos ficam avermelhados, ardem e lacrimejam.
Humano, existe uma grande relação entre nós e o planeta terra, que é a seguinte: a maior parte do planeta é formada por água, a maior porção do nosso corpo também é de água, o planeta Terra está sempre em movimento, assim como o corpo humano deve estar sempre em movimento, o planeta precisa de água saudável para manter seu curso natural, assim também o humano necessita de água potável para manter-se vivo, e muitas outras relações entre o planeta e nós.
Humano o que você pensa sobre o futuro se continuar desse jeito? Será que iremos sobreviver?  Hoje constatamos que as coisas estão preocupantes, e não estamos nem ai. Estamos esperando que o pior aconteça, para quem sabe se pensar em fazer algo, se ainda houver algum tipo de conserto. Humano, já teve a experiência de ficar dois dias sem água? A energia elétrica, sempre se arruma um jeitinho, mas sem a água, as coisas se complicam. Com todo esse desequilíbrio da natureza, como: a chuva que é para cair em um mês cai em apenas uma ou duas horas, fenômenos naturais fora do normal, a temperatura do planeta, a cada ano que se passa, vai aumentando, nossos rios a cada dia estão morrendo por estarem poluídos a tal ponto que praticamente, não temos boas esperanças de recuperação, e outros apenas ficaram na lembrança de que ali naquele lugar passava um rio, o desmatamento cresse a cada dia, dificultando a purificação do ar, e também detonando com a fauna, os nossos pontos turísticos que antes dava gosto de se ver, uma boa parte deles hoje ficou só nos postais e na memória de alguns, e muitos outros acontecimentos desfavoráveis que temos como exemplo.
Humanos se não fizemos nada a respeito, estamos a cada dia cavando nossa própria cova, e num futuro não muito distante, a água potável deixará de existir, a alimentação, irá se tornar escassa, as nossas narinas não mais suportarão o ar que teremos para respirar, e aí não vai adiantar muito o dinheiro, ou suas fortunas, porque não irá achar nada para comprar, e saciar sua fome ou sua sede.
Depende da conscientização de cada humano, para ao menos amenizar a situação, e cooperar para não continuar poluindo, destruindo, e desmatando. Você pode ate dizer: ah, todos fazem isso, porque eu irei fazer ao contrario? Não olhe para os outros, faça sua parte. Um simples gesto já ajuda a colaborar para essa situação não se complicar. Por exemplo: tente não jogar as embalagens dos alimentos nas calçadas por onde passa. Jogue o lixo no seu lugar correto. Se tiver objetos que já não te interessam, produtos químicos ou outro poluente qualquer, não jogue nos rios, ruas ou terrenos baldios, pois tudo tem seu lugar apropriado.
Ao usar a água, use com consciência, não lave quintais, calçadas, ou outros lugares onde pode ser limpo com a vassoura, pois assim você está economizando água, e está movimentando seus músculos, que é bom para saúde. Nunca esqueça que a água é uma preciosidade que dependemos dela para continuar vivos. Saiba que para termos vida, temos que dar vida ao meio ambiente, pois um depende do outro. É aquilo: se conservarmos a amada natureza saudável, ela ajuda a conservarmos a nossa saúde.
Se fizermos de conta que o ecossistema está representado por um recipiente que contem cinco mil grãos de areia, simbolizando a poluição, e uma pessoa, se sensibilizar, e tira um grão, já não irá ficar cinco mil, e sim 4999 e depois 4998...  Por isso que é fundamental cada um fazer sua parte.
Obrigado por ter a paciência de ler esse pequeno texto, e espero que não fique só na leitura, mas que comece por você a fazer algo em favor da conservação do meio ambiente.
Desejo boa sorte, e que teu criador te oriente e te conserve em paz.

Observação: Esse é um pequeno resumo retirado da parte ecológica do livro O Filho Do Imigrante E Sua Luta Por Sobrevivência. 

Nenhum comentário: