sábado, 2 de junho de 2012

Os três porquinhos


Hoje, com essa comunicação evoluída que temos, não é permitido desperdício de tempo. Perder tempo é jogar dinheiro no lixo, a oportunidade de um novo negócio, a venda de um produto e outros transtornos que possam ocorrer no meio comercial. E, além disso, hoje jamais se pode cochilar ou poderá ficar para trás. O mercado exige rapidez, tanto em um produto novo ou outra coisa que seja lucrativo para a empresa. Hoje temos um consumidor exigente, que quer produto bom, que seja mais em conta, duradouro, de boa qualidade, e que funcione. Quem sair na frente ganha, por isso que não se pode perder tempo. Acabou a época em que o empregado andava pela empresa para falar com os colegas. A comunicação é pela rede, justamente para economizar cada minuto.
Farei uma pequena simulação, para melhor entendimento. Tinha três gerentes: o Manuel, o Miguel, e o Jânio.
O Manuel tinha uma secretária que fazia tudo e ele ficava sentado só esperando a hora passar. Às vezes quando se sentia cansado de ficar sentado ele levantava e ia esticar um pouco as pernas. Quando seu superior precisava de informações ele chamava sua secretária e conseguia as informações necessárias para seu superior depois de uns quinze minutos. Se por algum motivo sua secretária faltasse, ele ficava mais perdido que cego em tiroteio e quando precisava de alguma informação ele tentava desesperado entrar em contato com sua secretária. Quando conseguia, se ela lembrasse, depois de trinta minutos ele ia até seu superior e lhe passava as informações desejadas.
O outro gerente, o Miguel, todas as vezes que seu superior queria informações, ele dizia: espere um pouquinho que eu já volto. Ele andava em todos os setores, e depois de quarenta minutos procurava seu superior e lhe passava as informações, dizendo: Eu já ordenei que colocassem o produto em processo e amanha estará pronto.
O outro gerente, o Jânio, simplesmente abria a pasta que continha todos os dados, no seu computador. O seu superior tinha todas as informações em apenas um minuto e às vezes ficava até surpreso com a resposta, pois ele achava que o tal produto ainda estava em fase de processo e o produto já estava à caminho do cliente.
Os três gerentes tinham as mesmas ferramentas online à disposição. Um deixava tudo por conta da secretária e o outro tinha um computador na sua mesa só como enfeite. Já o outro, a qualquer instante que precisasse, resolvia tudo em alguns cliques.
Todos têm de entender que devem cumprir seus papéis, seja na liderança, gerenciamento, ou qualquer outra posição que esteja ocupando.
Saiba que se seu superior implantou um sistema moderno de informações, não foi para ficar enfeitando a mesa e sim para ter informações o mais rápido possível.
Não durma em serviço ou pode acordar tarde de mais.              
  
  Desejo paz e boa sorte na tua caminhada.

11 comentários:

Aprendacomanet disse...

Dinho
Gostei muito do "porquinho Janio" com certeza o melhor de todos!
Tecnologia aliada a administração com certeza a alma de bons negócios, desde que, todos os "porquinhos" saibam aproveitar da melhor maneira possível!
Texto super 10!
Com carinho
Ivete

M!h disse...

Oie! ^^
Muito bom o texto. Gostei mais do Jânio, apesar de que exista muitos Manuel e Miguel por aí.
Achei interessante o tema e gostei muito =D
Beijo

Catarina disse...

Olá Dinho, obrigada pela visita e comentário no meu blog.
Ótimo o seu texto. Aprender e atualizar-se é necessário sempre, principalmente se tratando de trabalho.
Abraços

Anônimo disse...

Olá meu amigo,

Parabéns pela postagem.
Concordo que se quando tem á disposição sistemas modernos para auxiliar no desempenho profissional, é claro que se deve utilizá-los.
Mas um profissional não pode apenas limitar suas funções presos á tecnologia.
Também concordo que os tempos são outros, as pessoas não gostam de perder seu tempo, o mercado está cada vez mais competitivo, consumidores exigentes, etc......
Mas tenho certeza que se houver um colapso nas redes de comunicações, muitos ficam perdidos.....temos alguns exemplos quando acontecem os tais “apagões”.

Uma vez indo até o supermercado, acabou a energia e não consegui passar no caixa porque ele não funcionava.......a gaveta não abria, não funcionava aquele aparelho para passar no código barras dos produtos(não sei o nome....rsrsrss)....e te falo sinceramente que ninguém pôde passar as compras, porque as caixas não tinham nem calculadoras para somar na hora.
E quantas vezes quando dá problema naquelas máquinas de passar cartões, já fiquei sem fazer alguma compra......querem inovar tanto fazendo o povo andar com cartões, falando que valem como dinheiro, mas quando fica fora do ar e se a pessoa não está com dinheiro na hora, pronto, já não consegue fazer nada.
Os pontos abordados no texto referente aos 3 funcionários, são excelentes aprendizados para que todos fiquem atentos.......mas o que eu e meu marido mais nos queixamos hoje em dia, é que estão dando tanto valor na tecnologia, que as pessoas nem procuram se preparar na parte mais simples....que é a comunicação e a prática.

Só dando um exemplo: Hoje a maioria das máquinas nas grandes industrias são informatizadas.
O funcionário recebe todas as instruções para o seu funcionamento, só que quando acontece algum problema com ela, é uma grande dificuldade para ele poder fazer com que ela funcione manualmente.
E o processo que ele conhece é tão automático, que se algum superior chegar e pedir para que ele explique como ela realmente funciona.....simplesmente ele não consegue, por puro despreparo na comunicação e também por conhecimento.

É disto que falo, as pessoas precisam ampliar seus conhecimentos, e não limitá-los á tecnologia, pois o que mais vejo, são pessoas e mais pessoas despreparadas em tudo.
E se tirada toda esta informatização das mãos delas, elas não sabem se virar, improvisar.....enfim não sabem fazer nada.
Ui falei demais não!!!
Espero que não tenha fugido tanto do assunto.......rsrsrsss.

Tenhas um Lindo Domingo!
Muita Luz e Paz em seu coração!!!

Amanda Mércuri disse...

É... Hoje em dia temos que nos adaptar as mudanças para conseguir aproveitar ao máximo toda a facilidade e agilidade que as novas tecnologias possibilitam.

Boa segunda! ;D

Beijo! ^^

Aida disse...

Adorei, esta espectacular!!


http://placequotehere.blogspot.pt/2012/06/i-dreamed-dream.html

Vih disse...

Olá Dinho...
Muito obrigado pela sua visita no meu blog :)
O texto está fantastico, um exemplo a seguir no que diz respeito à administração.
A vida é uma constante aprendizagem.

Um beijinho*

Blog da Reh disse...

ótimo texto! parabéns pelo dom!

Beeeijooos

http://www.youtube.com/blogdareh

http://re-becah.blogspot.com

"Mensagens Abençoadoras" disse...

OI Dinho!
Seu texto esta ótimo, miuito bem colocado!
Gostei muito do comentário da amiga Maya, essas coisas tbém já me aconteceram....penso que a internet pode ser bênção, bastante útil profissonalmente em nossas vidas, mas tbém pode nos roubar um tempo precioso que não volta mais...
Então peçamos a Deus que nos dê o limite certo em tudo que façamos..
Deus te abençoe Dinho!
Marly

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
ecos
de
la
tarde
callada
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
DINHO

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE THE ARTIST, TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

José
Ramón...

Vilson disse...

gostei da postagem, a evolução traz benefícios, devemos saber aproveita-la.

Parabens pelo texto