domingo, 17 de junho de 2012

Guardiões


Há muitos anos, uma embarcação vagava no mar das esperanças e quando menos esperavam avistaram um pequeno vulto e por curiosidade acharam por bem navegar em direção àquele vulto. Logo, com mais proximidade, perceberam que se tratava de um brilhante e maravilhoso verde que predominava sobre uma área iluminada pelos raios solares. Tratava-se de uma imensidão incontável de um pedaço de paraíso. Eles atracaram e ficaram impressionados com tal descoberta. Comunicaram ao seu povo a descoberta sensacional e pediram reforço. Quando chegou o tal reforço, entraram na maravilhosa terra e constataram que se tratava de um paraíso coberto de grandiosa riqueza, que jamais ninguém tinha visto. E deu-se o início da exagerada exploração dessas riquezas. Com aquele barulho provocado por extração de pedras preciosas, madeiras, animais silvestres, eles eram embalados num sono sem consciência.
Os guardiões daquele lugar, que cuidavam da fauna, flora, e protegiam suas riquezas, viram que se tratava de uma invasão, coisa que eles nunca imaginavam que poderia acontecer e foram obrigados a travar uma luta vil, injusta. Eles não tiveram a mínima chance de competir contra um exército bem amparado com apenas as armas existentes no paraíso e infelizmente uns recuaram e fugiram, outros foram capturados e tornados escravos. Os homens extraindo as pedras preciosas e as mulheres, os invasores usaram de muitas maneiras sórdidas. Depois de terem se aproveitado da riqueza do paraíso e constatarem que o lugar todo era bom demais, com belíssimas paisagens que se formaram naturalmente, o melhor clima do mundo, acharam por bem povoar o esplêndido e imenso território. Correu a fama pelo mundo e todos colocaram os olhos no paraíso, com interesse de morar e também de lucrar com as riquezas da terra. Com isso, alguns dos moradores antigos conseguiram escapar das mãos dos invasores e formaram alguns grupos espalhados nas matas do grande paraíso, que algum tempo depois colocaram o nome de Brasil.
Eu não sou contra a povoação desse amado território por povos de todas as etnias. Em minha opinião, deveria em cada região haver uma área destinada aos antigos moradores, onde pudessem viver a vida natural deles e, além disso, deveriam receber apoio de acordo com as necessidades deles. Se isso acontecesse, saberíamos que pelo menos naquela área eles iriam cuidar da fauna, flora, e muitas outras coisas.
Esse paraíso, hoje Brasil, é o melhor pedaço de chão do planeta Terra e ainda hoje é desejado por muitos. Reflita você mesmo, foram muitas riquezas retiradas deste solo, e ainda tem muito à disposição, é ou não é um amável solo? Nós, moradores dessa querida terra, devemos refletir o que ela realmente representa para cada um de nós. Nosso país tem tudo para ser um dos melhores do mundo, só depende de nós. Se não cuidarmos do nossa terra, quem vai cuidar? É verdade que já se faz algo em defesa da natureza, mas ainda está andando a passos lentos. Se pegarmos um graveto e forçarmos, ele se quebra facilmente. Se ajuntarmos quatro ou cinco, já fica mais difícil, e se unirmos todos, não iram se quebrar com facilidade. Se nos unirmos para melhorar a situação, conseguiremos. Quando nossos brilhantes cientistas que perdem noites de sono, e se entregam completamente aos estudos em relação ao futuro do planeta, chegam a uma conclusão que se nós não mudarmos de atitude, florestas verdes se tornarão desertos, a água poderá se tornar escassa, e consequentemente faltará alimentação para nós seres humanos, aí muitos dizem: se os rios se tornarem impróprios para uso humano, ou se as águas se tornarem escassas, existe no subsolo um grande lençol de água, que jamais poderá acabar. As pessoas que pensam e falam assim, não percebem que hoje com a grande quantidade de água que ainda temos, já existem muitos que extraem água do subsolo, e desperdiçam muito mais do que usam, e que se não for tomado uma providência urgente, em um tempo não muito longo, o tal famoso lençol subterrâneo, poderá também ficar escasso. Não espere por ninguém, comece por você mesmo, a partir de já, comece a usar seus recursos de maneira responsável, não use água para lavar calçada, quintal ou outra coisa que possa limpar com a vassoura, pois além de economizar água, você movimenta seus músculos, e faz bem para a saúde. Quando for escovar os dentes feche a torneira, fique no banheiro o suficiente para sua higiene, quando for lavar a louça, abra a torneira apenas o suficiente e não para que forme uma cachoeira na cozinha. Com muita simplicidade você pode economizar água, sem se sacrificar. Queridos guardiões, vamos descruzar nossos braços e vamos começar hoje a cuidar da nossa casa. Tenha orgulho da terra em que vivemos. Depende de nós ter uma terra melhor. Não esqueça que para termos vida, temos que dar vida à natureza, pois um depende do outro.
Desejo que tenhamos sorte, e que sejamos orientados e guiados por aquele que criou todas as coisas.                                                                                                                                        

20 comentários:

Maria Luiza disse...

OLÁ DINHO, VIM CONHECER VOCÊ E AGRADECER A SUA VISITA QUE ME ENCANTOU COM PALAVRAS AMÁVEIS. ENCONTRO AQUI CONTOS, E ESSE DO NOSSO PAÍS ESTÁ BACANA, BEM ESCRITO. DINHO, SÓ POR DEUS MESMO.DEPOIS QUE EU SOUBE QUE O JAPÃO PATENTEOU UMA FRUTA FAMOSA AÍ DO NORTE, MEU DESÂNIMO FOI GERAL. HÁ MUITAS COISAS ESCONDIDAS E SUJAS, QUE PENA! DESCULPE-ME PELA LETRA MAS QDO VI JÁ ESTAVA QUASE PRONTO. GRANDE ABRAÇO!

Daniela Souza disse...

Oie!! Vim retribuir seu carinho > Obrigada pelo comentário. vim aqui e estou seguindo seu blog! AMEI suas postagens, bem como, os poemas e versos lindos!!

Tudo de bom para a sua vida que deus te abençoe cada dia !!
Abraços!!

Amanda Mércuri disse...

Eu calço 37! E minha dificuldade fica na perna mesmo... Da muita raiva. Mil botas maravilhosas e todas ficam gigantes! rs!

Minha visão é mais pessimista quanto ao que você escreveu. Devemos cuidar mesmo, mas muitos pensam: Para que cuidar se estamos no beneficiando agora? Dane-se o depois! E essa consciência de cuidado está tácita aos valores desde o nosso nascimento.

Beijo! ^^

@nj@mc disse...

ola Dinho vim agradeçer pela visita e o comentario obrigada
ADOREI SEU BLOG
ABRAÇOS

Keyla Carvalho disse...

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."

Madre Teresa de Calcutá

Patricia Galis disse...

Ótimas dicas confesso que há tempos pratico isso e muito mais, se formos conscientes teremos a natureza ao nosso lado, caso contrário não restara ninguém para contar a historia.

Anônimo disse...

Dinho querido,

Parabéns pela importante postagem, um grande aprendizado junto com um grande alerta.
Quanto sofrimento para os nativos do nosso País pela forma como foram explorados e manipulados, assim como com a Terra que teve seus recursos naturais usurpados de forma inconsciente.
Mas o pior mesmo que pôde acontecer, foi a chegada da era industrial......que além de automatizar a mente das pessoas, incutiu em suas entranhas o consumismo desenfreado.....travando qualquer possibilidade de reflexão e questionamento “sobre onde vai parar” todo entulho que acumulamos no dia a dia.
Precisamos de muitos guardiões para que auxiliem a humanidade a expandir suas mentes e suas consciências......fazendo com que elas recordem do que realmente são feitas.......que são seres espirituais tendo uma vivência na materialidade........e a partir do momento que se re-conectarem com tudo que está a sua volta, entrando em harmonia com o reino mineral, vegetal, animal e humano......entrarão em perfeita harmonia com o planeta e o Universo.
Parece papo de louco? Mas é possível sim!!!
UM PENSAMENTO DE LUZ é capaz de transmutar milênios de escuridão......está tudo nas nossas mãos!!!
Adorei seu texto!
Espero que não tenha fugido muito do assunto....rsrsrss

Um grande beijo em seu coração!!!


p.s.= Obrigada por suas palavras no "Essência", gostei muito!
Beijossss

Carmen disse...

Oi Dinho!!!
Estou passando para retribuir a visita, mas prometo voltar e ler com calma suas postagens, parecem muito interessantes...estou "zarolha" de sono !!
Ate amanhã!!!

Vih disse...

A mãe natureza é extremamente amavél e grandiosa :)
Deviamos agradecer todos os dias pelas dádivas que nos dá.
Um beijinho de Luz*

Milton Kennedy disse...

Saudações Dinho, vim retribuir e agradecer sua visita e comentário, valeu mesmo.
Cordial abraço, saúde e paz.

Mindal disse...

Então meu nobre amigo Dinho,
Eu também se tivesse a capacidade
de escrever umas linhas poéticas
gostaria de fazer linhas alegres e ou tristes,
pois penso que qualquer relacionamento
tem seus momentos alegres e ou tristes.
Sendo assim, como ainda me falta essa capacidade
de escrever as tais linhas poéticas,
vou vivenciando esses momentos alegres e ou tristes ( em
bem menor quantidade ).
Agradeço pelos elogios ao blog e com certeza e concordando
mais uma vez consigo, realmente foi elaborado e idealizado
por pessoas apaixonadas e que gostam também de poesia ou
de uma ótima leitura

Muito boa sua postagem também ... rsrs
Abraços
R&M

Lunna disse...

Temos que sempre fazer nossa parte com o planeta.
Pois a natureza mesmo maltratada, nos dá diariamente presentes incontáveis.
Parabéns pela bela postagem.
Abraços de luz.
Lua.

Blog da Reh disse...

uauu, que texto! Vc é escritor profissional?

Beeeijooos

http://www.youtube.com/blogdareh

http://re-becah.blogspot.com

Catarina disse...

Olá Dinho, ótimo texto. Se cada um fizer a sua parte, economizando água, reciclando materiais, respeitando a natureza, quem sabe um dia chegaremos lá.
Abraços

Aida disse...

Tao giro!!


http://placequotehere.blogspot.pt

! Lili ! disse...

Seguindo.
Bjs.
http://blogmuitofofodaaline.blogspot.com.br/

Veronica disse...

Dinho, maravilhoso te ler! Brigada pelo carinho e por compartilhar!

Abraços.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Aqui estou no seu blogue, mas preciso
de passar por cá com mais tempo
para ler os seus posts. Já me registei. Espero que nos venhamos
a encontrar muito mais vezes.
Tenha um bom fim de semana.
Um abraço
Irene

Zilani Célia disse...

OI DINHO!
TENS RAZÃO, NOSSO AMADO BRASIL É A TERRA MAIS FÉRTIL E A MAIS PRÓDIGA DO PLANETA, NOS DÁ TUDO COMO UMA MÃE GENTIL E NÓS FILHOS INGRATOS NÃO TEMOS POR ELA O MESMO CUIDADO E AMOR.
SE NÃO FOSSE ASSIM, QUEM SABE CUIDARÍAMOS POR EXEMPLO, DE QUEM ELEGEMOS, PARA DAR DIGNIDADE A ESTE SOLO ABENÇOADO...
LINDO TEXTO.
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

A VIDA É UM ETERNO APRENDIZADO disse...

Olá!
Com certeza se cada um fazer a sua parte teremos um mundo melhor.
Grande abraço
se cuioda